sábado, 19 de diciembre de 2015

ANO CHAVE – 1952

Antecedentes:

- O meu pai nasceu em 1935
- Viajou pra México em 1952. Nesse ano, o meu pai tinha 17 anos.
– Jordi Montagut Escuder - nasci em 1964. Nesse ano, o meu pai tinha 29 anos.




O meu avô, Llorens Montagut Pedrola (1905 – 1988) assinou um contrato em Sitges com os irmãos Busqueta, Antoni e Joan, pra trebelhar em a sua empresa LA ESPAÑA INDUSTRIAL. A ESP. IND. foi uma empresa especializada em o processamento e manipulação da Lã.


Eles saíram em barco desde o porto de Barcelona, em novembro 1952. O barco, de nome Monte Ulia (1952 – 1977), da Companhia de navios AZNAR, foi um navio-mercante que transportou carga e também passageiros (74 pessoas).



Eles coincidiram com um jovem Rudy Ventura e a sua banda duns dez o doze músicos, ”A Solera de Espanha” e fizeram uma boa amizade. Rudy era o cantante (xi) solista e trombeteiro da banda. A sua rota foi de Barcelona a Santa Cruz de Tenerife, passando pelo porto da Guaira em Venezuela.


Depois, eles ficaram em trânsito na Havana três dias e visitaram o Capitólio, uma reprodução reduzida do mesmo em Washington, e também passearam pelo Malecón. Eles estiveram na Cuba do Presidente Batista.


 

Fidel levantou-se no ano seguinte, e foi apreendido em o assalto o Quartel de Moncada em julho 1953. Mais depois do levante, iniciou-se a revolução em 1956, ele não chegou ou poder até 1959.
 
 
A viagem durou três semanas, finalmente acabaram arribando no porto de Veracruz. Em México, minha família toda, avô, avó e irmãs, ficaram e moraram na cidade de São Luís Potosí (1952 – 1959), homónimo do Estado, com o mesmo nome, situada, localizada no centro do país, a 363 km do Estado do México (Fotos; Praça da Sé e das Armas).


São Luís Potosí e um Estado muito árido mais com zonas de selva belíssimas, como por exemplo, a Huasteca Potosina, habitat natural de incomparável cor.



O meu avô Llorens, quem era muito bom acabador da lã, ficou encarregado do departamento dessa empresa dirigindo a mais de ciem pessoas durante sete anos. A Espanha Industrial (au) tenha uns 900 trabalhadores.

Dos 17 anos até os 24, o meu pai, Joan Montagut Gumà (1935) e a sua família viveram em a cidade de São Luís Potosí, passando uma das etapas mais bonitas de suas vidas. Fizeram e deixaram bons amigos, como o caso do Pai Ricardo B. Anaya (1883 – 1962), pra quem o meu pai, um ano, construiu um lindo presépio de gesso por Natal.

Também deixou outros bons amigos como Luís Constanzo quem tem uma fabrica de chocolate, e Agustín Balbontín, este último, a família dele, tem um negocio relacionado com imprensas. http://www.chocolatescostanzo.com/ Os chocolates Costanzo "Doces mais doces que os beijos da noiva"


• 1En el centro de San Luis Potosí se encuentra esta tienda que no te puedes perder. Don José Costanzo, nacido en Torino en 1890, llegó a la ciudad de San Luis Potosí en los años veinte. Después de trabajar en la fábrica de dulces La Victoria, actualmente Chicles Canel´s, decide abrir su propio negocio y para ello adquiere, en 1935, una finca en la calle de Galeana, en pleno Centro Histórico de la ciudad de San Luis Potosí, en donde aún se encuentra. En la actualidad Chocolates Costanzo sigue siendo propiedad de don Luis Costanzo, quien se asoció con la familia Díaz Infante para mantener a la empresa en constante evolución. La compañía cuenta con más de cien empleados, entre los cuales hay algunos con más de 35 años de antigüedad. Ahí se fabrican más de 150 productos, con maquinaria y tecnología alemanas e italianas, como los conocidos tornillos, las duquesas, las princesas, las jaleas y las nueces encaneladas. Es realmente impresionante ver a ciertas horas de la tarde las filas que se hacen en las dulcerías Costanzo para adquirir tan afamados dulces, cien por ciento potosinos.

No hay comentarios:

Publicar un comentario